sábado, 6 de março de 2010

Band of Brothers

Boa noite,

Hoje, neste pequeno espaço vou-vos falar de uma série fenomenal : Band of Brothers (Irmão de armas).

Esta série de uns curtos 10 episódios retrata um dos primeiros esquadrões de paraquedistas na segunda guerra mundial. Começamos por ver o seu treino, passamos por algumas missões e acabamos com o final da guerra e com o destino que cada um teve depois da guerra.

Até aqui, nada de especial, parece uma série ou um filme sobre guerra iguais a tantos outros. Então, o que é que faz desta série especial?

Primeiro quem a produz e realiza parte dos episódios (Steven Spielberg e Tom Hanks). Depois vemos a guerra do ponto de vista de vários soldados e não conseguimos evitar a absorção pelas suas estórias, pelos seus problemas. Acabamos, assim, a ser, juntamente com eles, Irmão de Armas.

Para quem gosta de filmes deste género (como é o meu caso), garanto-vos que as cenas bélicas estão geniais (as melhores que vi até hoje, talvez só equiparadas ao desembarque no D Day, no Resgate do Soldado Ryan), os dramas pessoas são magnetizantes e, a cada episódio que passa, sentimos uma tristeza enorme, pois é menos um que falta para acabar.

Para finalizar, temos os relatos, na primeira pessoa, de alguns veteranos de guerra que viveram cada episódio e que nos permitem perceber ainda melhor o que se sente quando se pisa um cenário daqueles.

Imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário